1 de nov. de 2010

Pra que isso?

Na escola aprendemos tantas coisas. Aprendemos a nos socializar, aprendemos a conhecer pessoas, respeitar hierarquias e regras (ou não). 


O que mais intriga os alunos são aquelas coisas que você tem de aprender, mas não sabe para o que vai usar futuramente. Você quebra a cabeça, se esforça, aprende, ou às vezes até decora para apenas passar de ano, mas não sabe pra que serve aquilo na sua vida futura.


Queria saber primeiro, pra que eu vou precisar do MRU. A não ser que eu queria ser professor de física, eu precisarei disso. E aí fica um ciclo bem monótono: aprendo, viro professor, ensino, alguém aprende, vira professor, ensina... 


Função de primeiro grau... Onde eu vou calcular tantos "xizes" ? Pra que isso? Fritar um ovo? Nem arquiteto usa aquilo tudo (acho).


Artes, essa matéria serve pra que? Já viu artista se dar bem no Brasil? Se você for viver de arte aqui cê passa fome. Não falo de artista de tv não, tô falando daquela arte lá, quadros, esculturas e bla bla bla. 


O pior é você saber que algo pode servir muito futuramente e que provavelmente você vai precisar, mas não aprendeu, tipo... Português. Tanto escrever, ler e falar a sua língua é muito importante, mas você não aprendeu, agora vai se apresentar num trabalho falando preda, pobrema, aprostofo... 


E o português é a pior matéria que tem. Não amigo, não é a matemática. No caso a matemática, o que você aprende pode não estar na profissão que quer exercer, mas em outra. No caso do português é diferente. Em qualquer área que você estiver, pra falar algo não vai precisar lembrar da Morfosintaxe Yé yé Glu Glu, nem da folologia.


Eu acho que seria melhor que houvessem mais escolas técnicas, por que aí você se especializa naquilo que quer exercer no futuro.



2 comentários: