24 de mai. de 2011

Clássicos

E hoje vou falar do ópio do povo! Não, não, calma pessoal, não é sobre religião ou comunismo, vou falar um pouco sobre o ópio do povo brasileiro, o futebol! Não exatamente o futebol brasileiro, nem o espanhol, um com menos "sucesso" se posso dizer assim, vou falar do futebol escocês. 


Quando se fala em futebol vem logo a cabeça rivalidade, emoção, dinheiro, Neymar... Mas aqui vou falar só da rivalidade. 


Você que acha que rivalidade, clássico é aquele 'BaVizinho' de domingo que decide o estadual, aquele Flamengo e Corinthians que põe as maiores torcidas da América de frente, ou aquele Boca Jr. e São Paulo em fim de Libertadores que bota argentino contra brasileiro, tá enganado.


Clássico, clássico mesmo, vem da Escócia ! Não, não estou ficando louco (ainda).
Além dos times Celtic e Rangers manterem uma rivalidade futebolística e talz por serem da mesma cidade eles também trazem questões políticas e religiosas.


O Rangers seguem uma linha devota ao Anglicanismo, ou seja, são seguidores político-religiosos da Rainha do Reino Unido (tudo pirú!).
O Celtic por sua vez é o clube predileto dos escoceses católicos. Os mais extremistas exaltam o grupo IRA e não é a banda é um grupo terrorista católico.


Então daí que vem uma rivalidade que sangra, isso, SANGRA desde 1888.


O Clássico deles é considerado um dos maiores da Europa e é chamado de Old Firm, nome até mais bonito que: Fla-Flu, BaVi, GreNal, SanSão... 


Então, esse foi o único jeito d'eu falar de futebol, imparcialmente se não ia dar merda eu falar aqui de... Deixa queto.



Um comentário: